[Artigo de Eliane Bernardino publicado no jornal Extra, do Grupo Globo, em abril de 2018]

Muitos empreendedores e executivos têm interesse em franquear. As dúvidas são muitas e há todo um conjunto de providências para transformar um negócio em uma rede de franquias de sucesso.

Primeiramente, é preciso criar, ou revisar, o conceito do negócio que se pretende franquear, realizando um plano de marketing, para gerar vendas e lucros, com uma proposta de valor e posicionamento claros para a marca, que precisa ter uma demanda e um diferencial. É essencial também que os aspectos de registro da marca sejam tratados desde o início, e que se resolvam os desafios de definição de fornecedores e distribuição, sem os quais, ainda não se deve pensar em expandir.

O passo seguinte é abrir uma ou mais unidades-piloto, que são operações da própria empresa franqueadora, para testar se todo o planejamento foi capaz de gerar os resultados esperados, ou se ainda há ajustes fundamentais a serem feitos, em diversas frentes. Essa etapa requer, idealmente, um período de testes de no mínimo dois anos, para consolidar a operação e formalizar o know-how. Só se deve optar pela expansão por franquias se um patamar de lucros for alcançado de maneira consistente e se a execução da ideia, no dia a dia, realmente estiver funcionando, com o cliente satisfeito. Franchising requer padronização e excelência, portanto não pode haver lugar para o improviso ou o amadorismo.

A quarta etapa é a formatação do pacote de franquia. Uma consultoria especializada e a devida assessoria jurídica, atuando de maneira integrada, fazem grande diferença nesta fase, avaliando a franqueabilidade e realizando a formatação propriamente dita, com toda a orientação e experiências acumuladas nos aspectos estratégicos, comerciais, operacionais, jurídicos e tributários. Ao final, são produzidos os manuais da franquia, a minuta do contrato, a Circular de Oferta de Franquia exigida pela lei brasileira, o plano de treinamento e suporte, o projeto de comunicação e relacionamento com a rede e toda a modelagem financeira. Trata-se de um trabalho que pode demorar mais de seis meses, dependendo da complexidade do negócio e do escopo do projeto. Também é possível realizar a formatação com equipe interna, desde que haja o devido preparo e capacitação.

Por último, vêm as etapas de elaboração do plano de expansão, para definir quais as regiões ideais para instalar as unidades, a divulgação da oportunidade de franquia ao mercado, e o trabalho de seleção de franqueados e a comercialização. O franqueado precisará ter um perfil previamente definido, em relação a competências, experiências e valores pessoais. Ao longo de todo esse processo, a empresa franqueadora estará se estruturando e reforçando o seu quadro, sendo necessário cuidar de seus processos de gestão e da construção de sua cultura. O objetivo é garantir o crescimento saudável, o sucesso e engajamento dos franqueados, e a boa reputação da marca.

Crescer com franquias pode ser muito rentável e gratificante para o franqueador e também para toda a rede. Em uma formatação bem feita, este é o objetivo. Uma rede de sucesso é aquela que o franqueado quer abrir mais unidades da marca porque gosta da atividade, está engajado e vê retorno em seu investimento e dedicação.

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