Se você pensa em abrir uma franquia, deve ter em mente que o sucesso depende de muitos fatores, que precisam ser conhecidos antes de uma decisão de investimento.

O primeiro é concepção do negócio e a sua adequação ao mercado. De nada adianta um franqueador com um suporte impecável, se a sua marca e operação não atraem uma clientela e não geram lucros suficientes. Muitos candidatos a franquia fazem dezenas de perguntas relacionadas à assessoria que receberão, esquecendo-se de conversar sobre as receitas e despesas, condições básicas para o retorno do investimento. Sem que esta engrenagem funcione bem, não adianta nem falar do resto!

Assegurado o sucesso do conceito, o segundo fator é o suporte proporcionado pela empresa franqueadora. Tem a ver com escopo do treinamento e das visitas de consultoria de campo, as ações de marketing, os sistemas de informação e de comunicação da rede.

Já o terceiro fator é o preparo, o perfil e dedicação do franqueado.  Ele precisa ter identificação com a marca, liderança, tempo e disposição para operar o negócio, capital de giro suficiente e perfil psicológico condizente com o ramo escolhido. Não se deve pensar em abrir uma franquia achando que dá para administrar pelo celular. A expectativa do consumidor da marca é alta.

Os outros requisitos são variáveis externas, como o contexto econômico, a flutuação dos custos, o comportamento do consumidor, dentre várias outras. Independem das partes. É claro que ambas devem estar atentas e buscarem enfrentar o dinamismo do mercado com inovação e persistência.

A consciência do papel de cada parte é essencial para que a parceria seja produtiva e harmoniosa. Para isso, é preciso haver uma explicação abrangente no momento da apresentação do negócio, com informações realistas, um contrato equilibrado, e um relacionamento contínuo com profissionalismo, respeito e confiança mútua. Há, no mercado, vários franqueados querendo abrir a segunda, terceira ou até a quarta unidade da mesma marca, o que comprova que pode ser um excelente negócio.

Pense nisso na hora de avaliar a escolha de uma franquia. Adquira o Guia Oficial de Franquias e visite as principais feiras do setor, dentre as quais a ABF Franchising Expo no Expo Center Norte em São Paulo (realizada anualmente entre maio e junho, ) e a Expo Franchising ABF Rio, no Riocentro no Rio de Janeiro (realizada anualmente entre setembro e novembro). Nestas feiras, há também palestras com orientações de especialistas no sistema, com dicas preciosas.

Categories: Franchising