O modelo de franquias é, sem dúvida, uma estratégia excelente que proporciona uma cobertura mais rápida do mercado, o equilíbrio de custo de implantação e atendimento do canal, e o controle da rede. Antes, porém, de tomar a decisão de franquear o próprio negócio, é preciso fazer uma avaliação.
O sistema de franquia deve ter como objetivo preencher uma lacuna no mercado, fornecendo um serviço ou um produto que tenha diferenciais e cujo funcionamento a empresa efetivamente domine. É recomendável ter cerca de dois anos de vivência prática no formato que se pretende franquear, para conhecer todos os detalhes e variáveis que afetam o êxito do negócio, e ter tempo para corrigir e aperfeiçoar os processos operacionais e comerciais, além de ser um tempo para que a marca seja registrada e ganhe alguma visibilidade no mercado.
Uma outra questão que afeta a decisão de franquear é se os métodos de trabalho são passíveis de serem transmitidos a um franqueado e sua equipe, por meio do treinamento convencional, que não seja excessivamente longo.
O momento do lançamento da franquia também deve ser avaliado corretamente, pois não faz sentido comercializar um serviço ou um produto superado ou que esteja em fase de desaparecimento. Modismos devem ser evitados. É preciso haver mercado para o conceito proposto, com um retorno financeiro satisfatório e consistente.
Um outro aspecto básico é que, o que se pretende franquear, possa ser, de fato, uma franquia, com os elementos descritos na Lei do Franchising vigente. Há relações de parceria que não se configuram como franquia e que podem ter outra natureza, gerando riscos jurídicos.
Por fim, convém pensar na escala que o negócio vai alcançar com o franqueamento. Não é compensador fazer uma formatação profissional para abrir somente uma ou duas unidades franqueadas. Para a empresa franqueadora, é preciso ter o retorno suficiente para todo o investimento realizado nas diversas providências para a formatação da franquia e estruturação interna. Franqueado e empresa franqueadora precisam ter lucro, para a devida sustentabilidade.
Quando a empresa que pensa em franquear, contudo, está bem no negócio e só precisa superar alguns dos obstáculos citados acima, fica bem mais fácil contratar uma consultoria qualificada e ter a ajuda para as providências necessárias para iniciar um sólido sistema de franquias. O que não pode existir é precipitação ou amadorismo. O barato pode sair muito caro quando se pensa em começar um projeto de franquias para o seu negócio. Não cometa esse erro!
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